terça-feira, 20 de outubro de 2009

Grêmio derrota o Coritiba e chega a 35 jogos de invencibilidade no Olímpico

No Olímpico, quem manda é o Grêmio. Neste domingo, o Tricolor teve uma partida muito complicada dentro de casa, mas conseguiu fazer 2 a 0 e vencer o Coritiba, pela 30ª rodada do Brasileirão de 2009. O time chegou aos 35 jogos de invencibilidade em seus domínios. A última vez que foi derrotado foi no campeonato do ano passado, para o Goiás.


Agora, o time treinado pelo técnico Paulo Autuori chegou aos 44 pontos e está a cinco do G-4. O colombiano Perea e o meia Souza marcaram os gols do Grêmio, que enfrenta na próxima rodada o Inter, no Beira-Rio. Tcheco e Maxi López receberam o terceiro cartão amarelo e desfalcam a equipe.


Ofensivo, Coritiba surpreende o Grêmio
A postura ofensiva do Coritiba deixou o Grêmio confuso no começo da partida. Ney Franco adotou um esquema com três atacantes e os paranaenses marcavam sob pressão a saída de jogo do time da casa.


Melhor na partida, os visitantes criaram três chances vivas para marcar antes dos 15 minutos de jogo. Muito aplaudido pela torcida gremista, Marcelinho Paraíba mostrou que se sente em casa no Estádio Olímpico. Em dois lances, obrigou Victor a mostrar porque é um dos goleiros preferidos do técnico da Seleção Brasileira.


A falta de articulação no meio-campo não permitia que o Grêmio chegasse com perigo ao gol de Édson Bastos. A situação só melhorou, curiosamente, depois de um lance que tirou dois importantes titulares da equipe para o clássico Gre-Nal do próximo domingo.


Maxi López correu para marcar uma saída de bola do Coritiba, chutou a bola, mas o árbitro catarinense Celio Amorim marcou a falta e ainda mostrou o terceiro amarelo ao argentino. Indignado, o atacante reclamou muito e por pouco não foi expulso. No embalo, Tcheco gritou com o juiz e também recebeu o terceiro cartão, que igualmente o tira do clássico.


A revolta dos jogadores pela advertência tomou conta do time, que passou a mostrar mais disposição em busca do resultado. O Grêmio partiu para cima, mas quase levou um gol no contragolpe. Victor dividiu com Marcos Aurélio e Réver salvou praticamente em cima da linha.
O lance mais bonito do duelo estava reservado para os acréscimos do primeiro tempo.

Rochemback fez um lançamento perfeito para Perea, pela esquerda de ataque do Grêmio. O colombiano dominou, pedalou para cima do adversário, deixou o marcador para trás e soltou um foguete de canhota. Édson Bastos ainda conseguiu tocar na bola, mas não impediu que as redes do Coritiba estufassem: 1 a 0.


Jogo segue perigoso
O segundo tempo começou muito equilibrado, mas, logo aos oito minutos, o Coritiba teve um jogador expulso. Renatinho brecou com violência uma jogada de Lúcio e foi para a rua. O confronto parecia que ia ficar mais fácil para o Tricolor. Mas não foi bem asssim.


Vaiado pela torcida, principalmente após levar o cartão amarelo que o tira do Gre-Nal, Tcheco foi substituído por Renato aos 14 minutos e a situação não melhorou nem um pouquinho para o Grêmio.


Apesar de ter um jogador a menos, o Coritiba empilhou situações para marcar no segundo tempo. O bombardeio vinha de tudo quanto era jeito. Pelo alto, de perna esquerda, de direita. Todos os chutes paravam nas mãos de Victor, que mais uma vez foi o grande responsável pela manutenção da invencibilidade de mais de 400 dias do Grêmio no Estádio Olímpico.
Como o Coritiba não fez, acabou levando. Depois que Renato perdeu uma chance incrível ao receber dentro da área e chutar no poste, Souza apareceu no meio e completou um cruzamento de Maxi López: 2 a 0.


Depois de mais uma vitória dentro de casa, o Grêmio só pensa no Gre-nal, que será disputado no Beira-Rio. Sem Maxi e Tcheco, que receberam o terceiro cartão amarelo e desfalcam o time no clássico, a equipe vai lutar contra sua maior fragilidade nesta temporada: suportar a pressão de atuar fora.

Nenhum comentário: