segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

Mithyuê troca futsal pelo campo e já é eleito craque da competição

Estava tudo desenhado na vida de Mithyuê, de 19 anos. Uma das maiores promessas do Brasil no futsal, o atleta tinha tudo para seguir adiante em uma carreira de futuro mais seguro, com provável consolidação como uma das estrelas mundiais no esporte. E aí ele resolveu arriscar forte. Largou as quadras para se aventurar na grama. Trocou o destaque do futsal (era apontado como sucessor de Falcão) pelos juniores do Grêmio no futebol de campo. Três meses depois, já pôde comemorar seu primeiro título com a bola maior. Foi o melhor jogador da final e, de quebra, acabou eleito craque da competição. Mithyuê ganhou belos sinais de que a aposta foi acertada no decorrer do Campeonato Brasileiro Sub-20, encerrado neste domingo, em Porto Alegre, com vitória de 2 a 1 do Grêmio sobre o Sport. O meia foi fundamental na decisão. Deu lindo passe para o primeiro gol, marcado por Wesley, e anotou o segundo, o do título. Foi o atleta mais festejado pela torcida. E também o que mais festejou com a galera. Ele pulou feito criança, deu cambalhota, subiu no alambrado e até acompanhou a torcida nas cantorias com xingamentos ao Inter. Foi uma espécie de desabafo na noite de seu primeiro título no futebol. - Eu não tenho palavras para descrever minha alegria. É muito bom. A ficha vai demorar a cair. Tenho muito para agradecer a todos aqui no Grêmio, porque me receberam de braços abertos - diz o jogador.
No campo, Mithyuê é uma meia avançado, o típico articulador. Ele traz do futsal o drible impecável e o constante desejo de chutar a gol. Mas ainda precisa aprimorar alguns aspectos. O mais importante é que ele sabe que passa por um processo de adaptação e, por isso, tem muito a aprender. - Minha maior dificuldade, sem dúvida, é o posicionamento, porque é bem diferente do futsal. O domínio de bola também é complicado - afirma. O esforço do jogador vem dando resultado. O técnico dele, Julinho Camargo, vê grandes perspectivas de Mithyuê engrenar no futebol. - É complicado para um jogador fazer esse tipo de transição. Alguns foram direto para o profissional, e aí fica difícil fazer a adaptação de forma tão rápida. O interessante com o Mithyuê é que ele terá dois anos para fazer toda essa preparação. Foi uma idéia comprada por ele e pelo clube. É uma aposta de todos. Temos a perspectiva de que ele será jogador profissional de futebol. Talvez aconteça no segundo semestre do ano que vem - diz o treinador.
O Grêmio não terá pressa com o jogador. Ele seguirá treinando o tempo que for preciso com os juniores. A idéia é que aprimore os fundamentos específicos do campo antes de virar profissional.

Nenhum comentário: