segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Jogo a jogo.

Por Silvio Pilau
Claro que o momento é de ansiedade. Faltam apenas sete rodadas para a definição da competição mais importante do futebol brasileiro e o Grêmio é, sim, o maior candidato ao título. A torcida, os jogadores, a comissão técnica, todos começam a vislumbrar a possibilidade concreta de comemorar o tricampeonato nacional. É inevitável. Por mais que se tente manter os pés no chão, flashes deste possível futuro passam por nossa mente.
Por isso, acima de tudo, o momento é de calma. Deve ser. Faltam apenas sete partidas. Seiscentos e trinta minutos, segundo meus cálculos rápidos feitos de cabeça. É preciso serenidade, sabedoria e experiência. Saber que o título está próximo e tem tudo para vir parar no Olímpico, mas que está, ao mesmo tempo, muito distante. Ainda temos sete montanhas para escalar e um tropeço para colocar por terra tudo aquilo que foi construído até aqui.
O Grêmio não vem jogando bem. Isso é fato. E, de certa maneira, algo que pode ajudar, uma vez que impede a acomodação e o salto alto. Sabendo que algo está errado, o trabalho será forte para corrigi-lo. É exatamente isso que o Grêmio precisa neste momento: foco. Concentração. Não podemos deixar uma vitória nos deslumbrar, assim como não se pode permitir que uma eventual derrapada acabe com todas as esperanças. É necessário trabalho, por parte dos jogadores e comissão, e apoio, por parte da torcida.
Como? Jogo a jogo. Pensar uma partida de cada vez. Sei que é difícil, em um campeonato como esse, jogar trinta e oito partidas como se fossem decisões. Porém, agora que faltam apenas sete rodadas, acredito ser possível fazer tal pedido. Acredito ser possível disputar cada um dos jogos restantes como uma verdadeira final, como um mata-mata decisivo, no qual não se pode ceder um centímetro de campo e que nada mais importa além da vitória, venha como vier. Por um a zero, jogando mal, com gol contra, desde que ela venha.
É assim que o Grêmio deve encarar o restante do campeonato, a começar pelo duelo no Mineirão contra o Cruzeiro. Além de uma partida importante por estar na reta final do campeonato, é contra um dos adversários ao título. Uma verdadeira final, e deve ser encarada e jogada dessa forma. Seria inadmissível, em um momento como esse, ir a Belo Horizonte para buscar um ponto. O objetivo é a vitória. Três pontos, fundamentais agora. Quarta-feira, o jogo mais importante do ano para o Grêmio.
Como serão todos os outros a partir de agora.

Nenhum comentário: