quarta-feira, 10 de setembro de 2008

Faltam seis pontos.

Por Cesar Cidade Dias
Chegou a hora do Grêmio dar um fim para este campeonato. Nos próximos três confrontos (contra Goiás, Atlético/PR e Inter), o time de Celso Roth poderá se despedir da parceria e começar os festejos do título nacional. São estes três jogos que definirão a competição. Se os adversários não conseguirem aproximação agora, não conseguirão mais. Por isso, eu afirmo: o Grêmio precisa de seis pontos nestes três jogos. Essa é a matemática. Se conseguir, entrará em uma fase de confrontos mais amenos, com, no mínimo, os mesmos seis pontos de vantagem sobre os demais.

Roth e o ambiente
É preciso ter muita calma. O técnico Celso Roth enfrenta um sério problema pessoal e precisa ser respeitado. Assuntos de Justiça devem ser discutidos apenas na Justiça. Especulação, nessa hora, é pura covardia. Mais do que nunca, o Grêmio precisa de um bom resultado dentro do campo, sob pena de ver um fracasso ser creditado ao problema pessoal do treinador – o que, convenhamos, não faz nada bem ao ambiente.

Hora do grupo
Depois de muitos jogos com os mesmos jogadores, o Grêmio começa a ter que usar atletas do banco. E o time, até o momento, não mostra queda de rendimento. Souza, Soares, Orteman, Helder e Jean já podem ser consideradas afirmações do grupo tricolor. Mais um ponto a favor de quem montou a estrutura de trabalho no início deste ano.

Erros
Façam um exercício rápido. Quantos jogos da dupla Gre-Nal foram decididos com erros bisonhos da arbitragem. Tanto a favor quanto contra. O resultado assusta. Foram mais de 10 jogos com a interferência dos juizes.

E mais: tanto o Grêmio quanto o Inter estão no lucro.

Nenhum comentário: