segunda-feira, 18 de agosto de 2008

Na 'decisão' do Olímpico, Grêmio bate São Paulo e reina absoluto na liderança

O Grêmio mostrou o motivo de ser líder absoluto do Campeonato Brasileiro. No estádio Olímpico, em Porto Alegre, diante de uma torcida inflamada e com fôlego durante os 90 minutos, o time da casa venceu o São Paulo por 1 a 0, na tarde deste domingo. Impedido, Perea fez o gol decisivo e deixou sua equipe cinco pontos a frente do Cruzeiro, segundo colocado. O time paulista, que encarou o jogo como se fosse uma final, se distancia do sonho do título: agora são 11 pontos de diferença para o topo da tabela.


Com o resultado, o anfitrião é o líder isolado, com 44 pontos. O visitante tem 33 e deixou o G-4, ficando na quinta posição, pois o Botafogo venceu e assumiu o quarto lugar. Na próxima rodada, o time gaúcho encara o Flamengo no Maracanã, na quinta-feira. Um dia antes, os paulistas recebem o Atlético-PR no Morumbi.


Futebol de líder para conter o São Paulo
O primeiro tempo do Grêmio explicou em detalhes por que ele é líder do Brasileirão. Mesmo diante de um adversário muito forte, o time de Celso Roth teve solidez. Nem a presença de jogadores do porte de Jorge Wagner, Hugo, Dagoberto e André Lima fez o sistema defensivo gremista comer mosca. Os visitantes pouco agrediram. Quando conseguiam trocar passes, paravam na última barreira azul, formada pelo trio de zaga de Celso Roth.

O volume de jogo esteve bem distribuído. O São Paulo também conseguiu controlar a bola. A diferença é que as ações ofensivas dos gaúchos foram produtivas. A equipe de Muricy Ramalho ameaçou primeiro. Com cinco minutos, Hugo apareceu bem pela esquerda e mandou na área. A bola passou por André Lima e caiu do outro lado, com Dagoberto, que acabou chutando torto, sem saber se concluía ou cruzava.

Aí só deu Grêmio. Com nove minutos, Marcel recebeu a bola na ponta direita. O grandalhão dominou, protegeu, se fez de morto e de repente engatou a quinta marcha na direção da linha de fundo. Antes de chegar lá, efetuou o cruzamento no ponto. Perea, impedido, dividiu com Rogério Ceni e levou a melhor. A bola bateu no joelho no colombiano e entrou: 1 a 0 Grêmio.

Não dá para dizer que o São Paulo não tentou. Mas entre tentar e conseguir há uma diferença. Competente, o Grêmio soube conter os são-paulinos, que pareciam encontrar um adversário a mais: o gramado molhado por causa da forte chuva em Porto Alegre. Mais encorpado, o time da casa teve chances de ampliar. Perea, aos 16, chutou por cima. Pico, em cabeceio torto e depois em chute fraco, desperdiçou oportunidades dentro da área.

Antes de terminar o período, Léo, do Grêmio, e Dagoberto, do São Paulo, se enroscaram em uma disputa pela lateral e receberam cartão vermelho.

Precisando de gols e sem um atacante, expulso, Muricy Ramalho decidiu tirar André Lima e promover o retorno de Borges, há mais de um mês sem jogar por causa de uma luxação no braço esquerdo. O São Paulo veio para o segundo tempo um pouco melhor. Aos 10, Willian Magrão assustou Ceni em um chute forte. Um minuto depois, Borges acertou o travessão, mas o lance já havia sido anulado por causa de impedimento.


Pouco depois, Muricy mexeu novamente: colocou Éder Luis no lugar de Jorge Wagner e deslocou Richarlyson para a lateral esquerda. O objetivo era ter mais poderio ofensivo e aproveitar que o Grêmio perdera um zagueiro. Os donos da casa seguravam o adversário com a mesma competência da primeira etapa.
Aos 25, Marcel caiu na área e pediu pênalti, mas não foi atendido. Anderson Pico mandou outra bomba em direção ao gol de Ceni, mas errou a pontaria. A torcida anfitriã, que não parou de cantar desde o início da partida, vibrou com a entrada do ex-são-paulino Souza. Mas foi Jean, com um chute da entrada da área, que quase empatou a partida.


Paulo Sérgio também ficou perto de mexer no placar. Aos 33, Souza fez bela jogada pela esquerda e cruzou para o lateral, que chutou por cima do gol de Ceni. Aos 40, o time da casa perdeu a principal chance de ampliar: Reinaldo tirou a bola de Ceni e acertou a trave. No rebote, ainda teve outra oportunidade, mas mirou para fora. Mesmo assim, o Grêmio garantiu a vitória e a liderança ainda mais isolada.

Nenhum comentário: