segunda-feira, 11 de agosto de 2008

Grêmio deixa o Inter comendo poeira e fecha turno com 15 pontos de vantagem

Se alguém afirmasse, quando começou o Brasileirão, que o Grêmio terminaria o primeiro turno como líder da competição e com 15 pontos de vantagem sobre o Inter, correria o risco de parar em um hospício, acusado de loucura. Pois aconteceu. Em uma impressionante reviravolta, o Tricolor superou todas as expectativas e deixou o rival, um dos favoritos ao título, comendo poeira.

O Grêmio, afogado por enorme crise após as eliminações na Copa do Brasil e no Campeonato Gaúcho, fechou o primeiro turno com 41 pontos, o que rende 71,9% do aproveitamento, o maior percentual já alcançado por um clube ao término da primeira metade do Brasileirão desde que a disputa passou a ser feita em pontos corridos. Já o Inter, apontado como um dos favoritos ao título e campeão gaúcho com goleada de 8 a 1 sobre o Juventude, encerrou a metade inicial do Nacional apenas em décimo, com 26.

O Grêmio venceu cinco jogos a mais do que o Inter. O clube do Olímpico é muito superior ao rival no ataque (35 gols azuis contra 21 vermelhos) e na defesa (o Tricolor foi vazado apenas 12 vezes, e o Colorado 20). Com a ótima campanha, o Grêmio abriu nove pontos de vantagem para o Vitória, o primeiro não-classificado para a Libertadores, e está cinco à frente do Cruzeiro, o vice-líder. O Inter tem sete pontos de distância para o G-4.

Nenhum comentário: