quarta-feira, 13 de agosto de 2008

GRE-nal “Cada um no seu quadrado”

Que saudades de quando as forças ocultas do futebol agiam com mais descrição. Como hoje, já sabíamos que o futebol não é decidido somente dentro de campo, com suor, sangue na testa, dribles, esquemas táticos e catimba. Mas também fora dele com poder político, tráfico de influência, patrocínios, direitos de imagem, e por aí vai. Só que pelo menos nos era respeitado o direito da auto-ilusão ou da ingenuidade induzida. Nesta quarta se inicia, com um GRE-nal, uma copa que por si só já desilude qualquer um quando este se lembra que ela ocupa no calendário, o lugar da antiga Supercopa dos Campeões da América.

A atual Copa Sul-americana não passa de uma degradação do calendário e da cultura do futebol do nosso continente. Como se isso já não desacoroçoasse o suficiente, ainda fizeram questão de não esconder seu verdadeiro propósito nesta edição. Poderiam ter pelo menos inventado um critério, por mais absurdo que fosse, para enfiar Boca e River na competição, todos gostam de enfrentá-los, mas o convite simplesmente por imposição da emissora latina que detém os direitos, tira o resto de credibilidade e valor que a competição teria, além de abrir um justo precedente para toda a espécie de teoria da conspiração, em todos os jogos, até o final.

O Grêmio construiu sua história enfrentando também essas forças ocultas. Venceu e perdeu batalhas em campo ou que já estavam escritas fora dele, mas nunca deixou de lutar e não será desta vez. Porém, há outras prioridades a prestigiar e iremos com um time reserva. O esmero no clássico que abre a competição, até valeria a pena em outro momento, se estivéssemos em décimo lugar no Brasileirão ou com uma necessidade de auto-afirmação no futebol internacional, mas não é o caso. Arriscar jogadores e deixar de poupar o time para um enfrentamento de seis pontos em um campeonato que leva à nossa obsessiva Libertadores, não vale a pena. Portanto, está acertada a decisão de poupar os titulares neste Gre-nal rebaixado à coadjuvante.

Além do justo descanso dos bravos para o importante jogo contra o São Paulo, o GRE-nal proporciona ao Grêmio a chance de algumas observações importantes em um teste de luxo. O adversário, sem as mesmas condições de priorizar qualquer coisa e necessitado como nunca de justificar seus milionários investimentos, vem com força máxima e toda a obrigação de vencer. Esses fatores acabam emprestando um pouco mais de interesse ao clássico. Além, é claro, do fato incondicional de ser um Gre-nal. Seja qual for a prioridade e o espírito de cada parte e a condição em que foi colocado.

Nenhum comentário: