segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

O que falta no Grêmio.

Por Silvio Pilau

É indiscutível que a atual equipe do Grêmio está longe do que se pode chamar de grande time. No entanto, a cada partida me convenço mais de que possuímos, sim, um elenco de qualidade e que muito tem a oferecer. Temos jogadores com boa técnica, outros com velocidade, e ainda mais alguns com pura vontade. Aos poucos, com o decorrer das partidas, os atletas irão se conhecendo e o esquema de Celso Roth vai se encaixar, fazendo com que os atributos pessoais de cada um ganhe ainda mais destaque.

À medida, porém, que ganho certeza em relação a isso, começo a perceber o principal motivo das atuações claudicantes e da dúvida do torcedor em relação à equipe. O que me parece é que falta experiência. Falta liderança. Temos um grupo com diversos atletas vindos das categorias de base, jovens com muita gana e pouco conhecimento no futebol. Até as contratações são jogadores iniciantes e sem capacidade de assumir a condição de referência no grupo, mesmo que rodados.
Toda equipe vencedora conta com experiência. Utilizando o vocábulo mais utilizado do dicionário rothiano, uma equipe vencedora se faz com equilíbrio, balanceando perfeitamente esta experiência e o ímpeto da juventude. O Grêmio de Felipão, por exemplo, tinha líderes natos como Dinho e Adílson, jogadores com bagagem como Rivarola e Goiano e nomes recém surgidos como Emerson e Danrlei. O tal equilíbrio perfeito.

Falta isso no nosso Grêmio. O grupo carece de atletas que possam se tornar espécie de gurus aos novatos que surgem. O time precisa deste equilíbrio para conter os excessos juvenis. Com esta liderança dentro de campo, talvez Anderson Pico não tivesse sido expulso naquele lance infantil há duas rodadas, da mesma forma que Maylson não teria tomado o segundo cartão amarelo ontem, em jogadas tolas que poderiam ter custado muito mais ao Grêmio. Com esta liderança, é muito provável que os jovens parassem de tentar enfeitar as jogadas, descobrindo que, na maioria das vezes, a simplicidade dá mais resultados.

Não sei se a direção ainda busca reforços. Parece-me que estão parados em relação a isso. Mas fica a minha constatação: o time atual possui qualidade, mas pede por experiência. Se forem trazer outros nomes, sugiro que pensem em jogadores que agreguem este conhecimento ao grupo. Que conheçam o futebol e não somente as peladas. Assim vamos colocar estes guris no caminho certo. E assim poderemos ir mais longe.

Nenhum comentário: