segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Sem perder o espírito!

Por Felipe Sandrin

Não trata-se mais de acreditar em título ou mesmo numa vaga para a Libertadores, mas sim em acreditar no equilíbrio, nunca alcançado dentro do campeonato. O clube de melhor campanha em seus domínios padece sobre oscilações e inconstância quando joga fora.

O campeonato está longe de terminar, mas as esperanças se esgotam ante a pergunta sem resposta: por que jogamos tão mal longe do Olímpico? De onde vem esta diferença tão brutal de futebol?Seria mais fácil de entender se jogássemos mal, seria simples pensar que vencemos não convencendo, mas isso não acontece: em casa somos, ousados, fortes incansáveis; o time atira-se de tal forma que não existe medo de derrota e assim a vitória surge com naturalidade, sem obrigação, apenas por determinação.

Coantra o Goiás, mal chagávamos ao ataque, e mesmo assim foi uma das partidas fora de casa na qual mais atacamos. Como pode o time se esconder tanto? Por que a bola fica tão pouco conosco sendo que temos jogadores experientes e habilidosos?

Nosso grande problema tornou-se a passividade. Jogando fora, nosso pensamento fica em contra-ataques, em um único ataque que mude o jogo, um gol que nos tranque na defesa. Mas porque não fazemos como no Olímpico? Por que não marcar a saída de bola, atacar, atacar e atacar? Qual o risco de sermos ousados? Perdermos? Mas é isso que vem acontecendo desde o início, então não existem mais riscos, apenas novas buscas.

Autuori é tático, estuda, analisa e busca aperfeiçoar posições, mas hoje nossos grandes problemas não são individuais, mas sim de grupo. Enquanto uns entram voando, outros então no marasmo do “empate é bom”, e nesse ritmo o grupo fica sem forças para reagir, tomamos gols e o time pensa que ai está mais uma derrota.

O time precisa produzir. Contra o Sport, faremos isso; mas e contra Atlético e Corinthians? Dois jogos fora de casa, dois jogos de fundamental importância, que botariam o clube novamente na briga pelo equilíbrio que sagrará o campeão.

O time precisa produzir, atacar, atacar e atacar, moer o Sport desde o início, mas o mais importante é assim que o jogo acabar tentar não esquecer a forma com que jogamos, a forma como fomos ousados, porque se conseguirmos ser isso nas partidas longe temos muito mais chance de vencer do que ficando atrás como um time medíocre.

Temos jogadores bons, que desequilibram, temos até o artilheiro do campeonato, melhor então manter a bola lá na frente, não é mesmo? Nossa defesa é muito boa, mas defesas estão ai mais para afastar perigos do que cadenciar jogo ou decidir em jogada individual.

Precisamos de vitórias, de ousadia, precisamos entender que não há mais nada a perder e ser corajoso significa correr riscos.

Se é pra perder, que percamos lutando e atacando, porque dessa forma perdemos apenas o jogo e não nosso espírito. Perdendo o jogo, ainda teremos o próximo, mas perdendo o espírito, só o que nos sobra é a morte lenta e o adeus frustrado de quem pouco fez e nada mereceu.

Nenhum comentário: