quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

Colecionador guarda boa parte da centenária história do Grêmio em casa

Itens relacionados ao Campeonato Mundial Interclubes de 83 têm papel de destaque no acervo de Gianfranco Spolaore
As lembranças da conquista do Mundial Interclubes de 1983 estão vivas na memória dos torcedores do Grêmio com mais de 30 anos. E para um gremista em especial, recordações do maior título da centenária história do clube são bem concretas. E estão ao alcance das mãos. O analista de sistemas Gianfranco Spolaore, 45 anos, tem como hobby colecionar artigos relacionados ao Tricolor gaúcho. E itens ligados ao Mundial ocupam espaço destacado no acervo do colecionador. Como uma camisa utilizada e autografada pelo capitão Hugo de León em um treinamento no Japão, dias antes da decisão contra o Hamburgo (Alemanha), e uma miniatura da taça do Mundial. Além de um ingresso da histórica partida. Intacto, ainda com o canhoto que seria retirado na entrada do estádio Nacional de Tóquio. - Comprei (o bilhete) para ir ao jogo, mas, por motivo de trabalho, na última hora não pude viajar. Também tenho revistas japonesas, italianas e brasileiras contando a magnífica vitória no Japão - diz Spolaore.
Dos mais de três mil itens do acervo, o preferido do colecionador tem relação com a conquista de 11 de dezembro de 1983: uma camisa tricolor número 7 usada e assinada por Renato, idêntica a que o ponta-direita usou para marcar os dois gols na decisão contra o time alemão. A coleção de Gianfranco Spolaore começou em 1977. O primeiro item foi o pôster do time campeão gaúcho daquele ano.
Como a peça mais rara, o colecionador cita um exemplar de 1922 da "Revista do Grêmio".
- Essa nem o clube tem no seu museu - revela. Apesar do grande número de itens, a busca por peças é permanente. E uma em especial é o objeto de desejo de Spolaore. - Uma medalha de 1904, feita um ano após a fundação do Grêmio. Sei quem a tem e estou a uns três anos atrás, mas o dono ainda resiste (a vender) - conta, sem desistir do objetivo de acrescentá-la ao acervo.

Nenhum comentário: