quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

Algumas razões para tentar acreditar.

Por Cristiano Zanella

Era difícil...! Tornou-se possível! Mas, convenhamos, pouco provável. Nada mais do que isso. Os três pontos que nos separam do São Paulo e que prorrogam a decisão do campeonato para a última rodada ficaram para trás, em jogos contra Flamengo, Botafogo, Inter, e mais recentemente o Goiás, o Figueirense, o Vitória. Dos bambis ganhamos duas vezes! Contra Cruzeiro e Portuguesa, fora de casa, fomos ridículos. Parecia que tudo ia acabar ali, logo ali em frente, na próxima rodada. Mas o imortal se recusava a morrer. Bem, já não adianta lamentar o que passou; o time foi suficiente para garantir a Libertadores, não o título. Sempre apostei num tropeço do São Paulo, mas sabia que o Grêmio iria deixar escapar pontos nas rodadas finais. Aliás, tinha certeza! Agora é tentar buscar razões para – ainda – acreditar. E em se tratando do Grêmio, tem que se acreditar sempre!
Bueno: o primeiro passo é – evidentemente – lotar o Olímpico e fazer o serviço de casa, amassando o pão de queijo mineiro. Na convicção de que ganhamos nosso jogo, aí é botar fé na vitória do sempre traiçoeiro Goiás. O mesmo Goiás que há pouco nos surrupiou três pontos em casa, num jogo que não podíamos perder! O Goiás que no ano passado se manteve na primeira divisão contando com a ajuda do Grêmio! O Goiás do falastrão Hélio dos Anjos, do gremistão Paulo Baier, do bom goleiro Harlei, do ídolo colorado Gabiru!
Outro fator ao qual podemos nos apegar diz respeito ao duro golpe que atingiu o virtual campeão na rodada anterior, quando jogando mal, o poderoso São Paulo empatou com o Fluminense, em casa. A festa já estava armada, o chope encomendado, as camisetas confeccionadas, e o Flu foi lá e detonou com tudo, chutou a mesa da festa, derrubou o bolo no chão! Bem, se o líder São Paulo não ganhou do fraco Fluminense em casa, pode muito bem perder pro Goiás fora. Vale lembrar que, ao longo da temporada, o Goiás já bateu todos os integrantes do pelotão de frente: Grêmio, Palmeiras, Cruzeiro e Flamengo. A semana vai ser de especulações, negociações, declarações polêmicas e de suaves secações. Só nos resta esperar...
Gremistas: o foco tem que estar dentro do campo! Já não depende apenas da gente, mas vamos botar fé, pensar positivo! Sinto novamente uma força estranha no ar... Que os deuses do futebol nos acompanhem em mais esta épica jornada! Domingo é dia de ver o mar azul colorir as ruas da cidade... Fé! Esta é a palavra!

Cristiano Zanella - jornalista

Nenhum comentário: