quinta-feira, 23 de outubro de 2008

Fuzarca toda deles. Responsabilidade toda nossa.

Por hora, esqueça o Palmeiras, o Cruzeiro e os auditores do STJD. Mesmo sabendo que estes são adversários diretos e complicados que enfrentaremos em seus domínios. O adversário desta quinta-feira merece preocupação igual, quem sabe até maior, nesta reta final pelas suas peculiaridades.
Não é exclusividade nossa o time se tornar um espelho das características do seu povo. Se os jogadores do Grêmio tendem a incorporar rapidamente valores e ideais que nem percebem, vindos de onde vierem, percebe-se que algo parecido acontece por aquelas bandas. Já é de tradição esse futebol taquicardíaco do rubro-negro da Veneza brasileira. Uma correria quase inconseqüente influenciada pelo ritmo do frevo e de uma torcida que de tão apressada nem fala o nome completo do “Spó! Spó! Spó!”. O resultado é um time inteiro de Carlinhos Balas.
Agora, acrescente-se a esse fato a total falta de responsabilidade e faceirice de quem já está classificado para sua segunda Libertadores, ainda mais a partir do momento em que não era mais possível o título e nem o rebaixamento. O Sport enfrenta o Grêmio sem nada com que se preocupar, se alguém tomar cartão não tem porque tirar o pé no lance seguinte, se tomar um gol vai atrás do empate, se fizer um gol vai atrás de outro. Tudo às brinca contra um Grêmio com 12 pendurados que SÓ pode ganhar.
Menos mal que o jogo é aqui e não naquela espécie de Bento Freitas do nordeste. Não teremos aquele locutor de rodeio e as nem as buzinas para abrilhantar o espetáculo. Mas isso só vai se tornar uma REAL vantagem se a torcida se der conta da complexidade deste enfrentamento para o líder do campeonato. O Grêmio já é o mais visado, prejudicado, secado e corneteado por estar nesta posição. A última coisa que precisamos numa situação destas é de torcedor que espera que o Grêmio faça por ele o que ele não faz pelo Grêmio.
Que as dúvidas fiquem só para dentro de campo, onde já há o quebra-cabeça de como re-encaixar o Tcheco no time. Entrada simples no lugar de Douglas? O perigo da mudança no esquema à essa altura do campeonato? Manter o esquema e usar Tcheco recuado no lugar de Magrão ou Rafael? Barbada não ter responsabilidade hein? Essa é a do Roth. Os jogadores tem a deles e tu também tem a tua.

Nenhum comentário: