segunda-feira, 21 de julho de 2008

Grêmio toma o 2º lugar do Cruzeiro

O Grêmio venceu o Cruzeiro, por 1 a 0, na noite deste sábado, no estádio Olímpico. O tricolor dominou o primeiro tempo, Paulo Sérgio abriu o placar aos 18min e só não conseguiu ampliar o placar devido as grandes defesas que o goleiro Fábio. Na segunda etapa, a partida passou a ter o domínio dividido entre as das equipes, mas o Grêmio seguiu fazendo uma boa partida, voltou a dominar o jogo, mas errou muitos passes e conclusões. A vitória coloca o tricolor na segunda colocação do Campeonato Brasileiro, com 25 pontos. O líder segue sendo o Flamengo, com 26. Com a derrota, o Cruzeiro permanece com 24.

> O jogo

Atuando em casa, o Grêmio iniciou o jogo pressionando o Cruzeiro. Nos primeiros cinco minutos, o tricolor atacou insistentemente utilizando as laterais de campo e marcando com pressão a saída de bola dos mineiros, conseguia criar lances de perigo, mas sem finalizações precisas não conseguia chances claras de gol.

Aos seis minutos a situação mudou. Anderson Pico cobrou lateral do lado esquerdo de ataque para Paulo Sérgio, que entrava pela direita, na grande área. O lateral encostou para Tcheco que chutou forte no meio do gol. Fábio fez defesa tranqüila. Aos 10min, André Luís aproveitou um rebote e arriscou um forte chute de fora da área. No reflexo, o goleiro do Cruzeiro fez excelente defesa.

A pressão gremista se transformou em gol aos 18min. Rafael Carioca recebeu uma cobrança de lateral de Pico, pelo lado esquerdo do gramado, e lançou para Paulo Sérgio no lado direito do gramado. O lateral em um chute sem pulo acertou o gol e abriu o placar. Grêmio 1 a 0.

Aos 25min, Paulo Sérgio mais uma vez criou uma oportunidade de gol. André Luís cruzou da esquerda de ataque, Perea tentou cabecear, mas a bola passou e foi parar no pé do lateral, que chutou forte e rasteiro. Mais uma vez, Fábio evitou um gol tricolor fazendo uma importante defesa. O Grêmio seguia dominando as ações ofensivas e se mantinha seguro defensivamente.

Aos 36min, Fábio mais uma vez salvou a meta do Cruzeiro. Em uma cobrança de escanteio pelo lado esquerdo de ataque, Léo pulou mais alto que o marcador e cabeceou para o chão, mas o goleiro mineiro fez grande defesa. Nos minutos finais, o Grêmio recuou a marcação e a Raposa passou a ter uma maior posse de bola, mas sem conseguir passar pela defesa tricolor e criar chances de gols.

No retorno para a segunda etapa, o técnico Celso Roth teve que colocar Thiego na vaga de Léo, que sentiu um desconforto muscular. Com a bola rolando, o Cruzeiro aumentou o volume de jogo nos primeiros minutos, mas não conseguia criar chances claras de gols. A primeira oportunidade dos mineiros ocorreu aos sete minutos. Gerson Magrão passou por dois marcadores e chutou rasteiro, mas a bola bateu na rede próximo ao poste direito de Victor.

Aos 13min, Espinoza atrasou errado para o goleiro Fábio. Perea correu em direção a bola e chutou, mas o arqueiro do Cruzeiro conseguiu fazer a defesa. Dois minutos depois, William Magrão cruzou rasteiro, mais uma vez Espinoza errou e a bola sobrou para André Luís. O atacante chutou e Fábio fez mais uma grande defesa. Seis minutos depois, Charles arriscou de fora da área e Victor fez uma grande defesa, empurrando a bola pela linha de fundo.

A partir dos 15min, o Grêmio voltou a comandar as ações ofensivas, mas passou a errar muitos passes e, principalmente, as finalizações nas chances que criava. Aos 32min, Makelele recebeu lançamento na ponta esquerda de ataque e passou para Reinaldo, que entrava na área em velocidade. O atacante chutou fraco e a bola passou próximo ao poste esquerdo de Fábio.

Aos 40min, em um contra-ataque, William Magrão foi lançado dentro da área, sem marcação, Fábio conseguiu se antecipar e deu um tapa na bola. No rebote, Paulo Sérgio chutou em direção ao gol, enquanto o arqueiro tentava voltar para fazer a defesa. Mas Espinoza, de cabeça, conseguiu evitar o segundo gol. No restante do tempo, o tricolor seguiu pressionando, mas não conseguiu ampliar. Na próxima quinta-feira, às 20h30min, o Grêmio enfrenta o Figueirense, em Florianópolis.

Nenhum comentário: