segunda-feira, 31 de março de 2008

Contando os dias

Por Silvio Pilau

A primeira rodada da fase de mata-mata do Gauchão só serviu para comprovar aquilo que já se sabia: a dupla Gre-Nal está sobrando. Claro que o futebol é surpreendente e tudo pode acontecer, mas é quase certo que a final será entre Grêmio e Inter. As outras equipes, ao contrário de outros anos, não têm força para enfrentar a dupla de igual para igual e são apenas figurantes. Nem mesmo a dupla Ca-Ju é capaz de se equiparar aos campeões mundiais.

Vamos cortar o politicamente correto e falar com clareza. O que temos à frente são algumas rodadas de pura encheção de lingüiça. Jogos para cumprir tabela. O Grêmio vai vencer o Juventude no Olímpico e o Inter vai patrolar a Ulbra no Beira-Rio. Fato. O mesmo acontecerá nas semifinais, com a dupla passando por cima dos oponentes. Serão três partidas disputadas unicamente pela diplomacia. Três embates que servirão como treinos para que Roth e Abel afinem suas equipes para o momento que todos esperam: o clássico.

Aí sim. Será apenas aí, na penúltima rodada, que o campeonato terá início. Tudo bem, os vermelhos sofreram contra os verdes de Caxias, mas nós estamos fazendo o favor de tirá-los do caminho. Porque é o Gre-Nal que interessa. Não somente pela rivalidade ou por ser um dos mais vibrantes clássicos do planeta. Não apenas por tudo que o cerca. Mas porque será o primeiro grande desafio do ano para o Tricolor. A hora de pôr à prova o desacreditado time que surpreendeu.

O Gre-Nal do Gauchão será pulsante como não é há dois anos. Ano passado, os colorados caíram naquela hilária partida contra o Veranópolis, liberando o caminho para o bi-campeonato Tricolor. Os duelos do Brasileiro, ainda que nervosos, não tiveram aquela aura única de uma final. O último grande desafio neste sentido foi no Gaúcho de 2006, lembram? Pedro Júnior, Beira-Rio calado e aquela coisa toda.

Pois estamos prontos para mais uma. A torcida anseia por isso. Os colorados vêm com gana, dispostos a não permitir a hegemonia tricolor por três anos consecutivos. Boa parte dos atletas gremistas disputará o clássico pela primeira vez, com a consciência de que podem entrar para a história por uma boa atuação no Gre-Nal. Será o duelo que todos esperam. A batalha pela qual contamos os dias.

Mas, infelizmente, ainda temos umas rodadinhas sem graça pela frente.

Nenhum comentário: