
A bola de couro trazida pelo paulista Cândido Dias da Silva foi um dos fatores decisivos para a fundação do Grêmio Portoalegrense.
Seu primeiro presidente foi Carlos Luís Bohrer. Nos primeiros anos o Grêmio procurou alicerçar suas bases, atravéz da aquisição do seu primeiro estádio, a “Baixada dos Moinhos de Vento“, que havia sido inaugurada em 1904.
O estádio se localizava-se em uma área nobre de Porto Alegre, entre as atuais ruas Mostardeiro e Dona Laura. No dia 18 de Julho de 1909 o clube jogou o primeiro clássico com o Internacional na qual o tricolor acabou vencendo por incríveis 10 a 0.
A primeira participação do Grêmio em campeonatos oficiais ocorreu em 1910, na disputa da Liga de Porto Alegre. Em 1911, o clube venceu pela primeira vez o referido campeonato, fato que viria a se repetir mais 27 vezes.
Foi nessa decáda que começaram as partidas contra clubes de outros estados e países com destaque a vitória gremista sobre a Seleção Uruguaia por 2 a 1 em 17 de Junho de 1916 O primeiro Campeonato Gaúcho vencido pelo Grêmio foi em 1921.
Na década de 30, o Grêmio conquistou o bi-campeonato gaúcho em 1931 e 1932. Depois de derrotar o Atlético-PR por 7 a 2, o Santos por 3 a 2, o Botafogo por 1 a 0 e o Wanderers campeão uruguaio por 2 a 1 o tricolor passou a ter mais reconhecimento nacional e internacional.
De 1903 a 1935, o Grêmio contou com vários craques de destaque como: Kallfelz, Koch, Siebel, Jorge Black, Grunewald, Schuback, Mohrdieck, Sisson, Mostardeiro I, Mostardeiro II, Kuntz, Scalco, Assunpção, Lagarto, Luis Carvalho, Foguinho, Dario, Laci, Poroto, Nenê, Artigas, Heitor e etc.
Mas o grande destaque gremista foi o goleiro Eurico Lara, que anos mais tarde foi imortalizado ao ter seu nome citado no hino do clube.
Nenhum comentário:
Postar um comentário