terça-feira, 26 de fevereiro de 2008

Especial Copa do Brasil

A Copa do Brasil é o segundo torneio de futebol mais importante do Brasil. É realizada em moldes semelhantes aos de competições como a Copa da Inglaterra, Taça de Portugal, Copa do Rei, US Open Cup, Copa Chile, etc.

HISTORIA
Atualmente, os times com melhores desempenhos no Campeonato Brasileiro dos anos anteriores não disputam a Copa do Brasil. Por isso, a competição é vista como um caminho para clubes de menor expressão chegarem na Copa Libertadores.
Já disputaram finais de Copa do Brasil equipes como o Sport, de Recife (1989 - primeira edição), o Goiás (1990), o Criciúma, de Santa Catarina (1991), o Ceará (1994), o Juventude, de Caxias do Sul-RS (1999), o Brasiliense (2002), o Santo André, de São Paulo (2004), o Paulista, de Jundiaí-SP (2005) e o Figueirense, de Florianópolis-SC (2007).Participam os dez primeiros colocados do Ranking da CBF, mais dois representantes de cada unidade da federação, escolhidos através dos campeonatos estaduais.
A Copa do Brasil acontece no primeiro semestre do ano, paralelamente aos campeonatos estaduais e a Taça Libertadores. Por isso, as equipes que disputam a Libertadores não disputam a Copa do Brasil. É visado por muitos times, devido ao fato de garantir uma vaga na Libertadores para o campeão da competição.
É considerado um torneio imprevisível, no qual já ocorreram muitas "zebras". Seus maiores vencedores são Grêmio (que é o maior finalista, com 7 finais) e Cruzeiro, ambos tendo vencido o torneio em quatro oportunidades.A partir de 1993, foi instituído que o time que vencesse a Copa do Brasil por três vezes teria posse definitiva da taça. Isto ocorreu em 2001 com o Grêmio.

SISTEMA DE DISPUTA
A disputa se dá no sistema "mata-mata", ou seja, times divididos em chaves de dois, decidindo em 2 jogos, cada jogo com um deles como mandante. Aquele que conseguir mais pontos passa para a fase seguinte, onde o sistema se repete até a final, que decide o campeão. O campeão desde 1989 tem vaga garantida na Taça Libertadores da América.

CRITERIOS PARA DESEMPATE
Em caso de empate de pontos, os critérios de desempate são:Saldo de golsNúmero de gols marcados como visitante (para equipes de cidades diferentes)Persistindo o empate, a decisão acontece atráves da cobrança de pênaltis ao final do jogo de volta.
CURIOSIDADES
*O Grêmio foi o primeiro clube campeão da Copa do Brasil (1989). Foi também o primeiro clube a conquistá-la 2 vezes (em 1994), o primeiro clube a conquistá-la 3 vezes (em 1997) e o primeiro clube a conquistá-la 4 vezes (em 2001).

*A Copa do Brasil foi criada, em princípio, para aplacar o descontentamento das federações de Estados com menor tradição no futebol nacional, cujos representantes dificilmente teriam a oportunidade de enfrentar um "clube grande" durante o ano após o "enxugamento" do Campeonato Brasileiro feito em 1987, com a criação da Copa União. Entre 1973 e 1986, o Brasileirão contou sempre com a presença de pelo menos um representante (normalmente o campeão do ano anterior) de cada federação que mantivesse um campeonato disputado profissionalmente (os Estados com maior força tinham um número maior de representantes, também inseridos de acordo com a classificação no campeonato estadual do ano anterior). O Campeonato Brasileiro chegou a ser disputado por 94 times, em 1979 (em 1986 eram 44).

*A Copa do Brasil não despertava o interesse da grandes emissoras de televisão até o SBT comprar os direitos de transmissão do torneio de 1995. Antes, o torneio era disputado apenas pelos campeões estaduais, além dos vices de nove estados selecionados por terem as maiores médias de público no ano anterior. A emissora de Sílvio Santos fez com que a CBF aumentasse o número de vagas, convidando alguns clubes grandes que não estariam classificados para disputar o torneio, o que aumentou o apelo mercadológico da competição, e a transformou no segundo troféu mais cobiçado do calendário futebolístico brasileiro.

*Em sua história, a Copa do Brasil já teve repetidos dois confrontos em finais: Corinthians x Grêmio e Palmeiras x Cruzeiro. Curiosamente, quem ganhou a taça na primeira decisão "levou o troco" na segunda: o Corinthians ganhou o título de 1995 em cima do Grêmio, que se vingaria em 2001. Já o Cruzeiro, venceu o Palmeiras em 1996, mas em 1998, em uma nova final, a taça acabou indo para o Parque Antártica.

*Em 18 edições passadas, a Copa do Brasil jamais foi decidida nos pênaltis. Isso por muito pouco não aconteceu em 1998, quando a vitória de 1 a 0 do Palmeiras no Morumbi provocaria essa disputa. Porém, aos 44 minutos e meio do segundo tempo, Oséas marcou o segundo gol alviverde e deu o título ao clube do Parque Antártica, mantendo a escrita (ver decisões dramáticas, abaixo).

*Corinthians e Flamengo são os únicos que foram campeões vencendo as 2 partidas das finais. O Corinthians em 1995 contra o Grêmio (1 x 0 e 1 x 0) e o Flamengo contra o Vasco (2 x 0 e 1 x 0).A maior goleada da história da competição ocorreu no dia 4 de março de 1991 no Mineirão, quando o Atlético (MG) aplicou sonoros 11 a 0 no pobre Caiçara (PI). Em 28 de março de 2001, o São Paulo goleou o Botafogo (PB) por 10 a 0.

*Em 2006, pela primeira vez na história do torneio, dois times da mesma cidade se enfrentaram na final: Flamengo e Vasco, sendo que o primeiro sagrou-se campeão.

VAMOS TORCIDA TRICOLOR CONQUISTAR MAIS ESTE TITULO, GOSTARIA DE CITAR UMA FRASE DE UM AMIGO CHAMADO CARLOS EDUARDO SCHORN

"TODO MUNDO TENTA, MAS SÓ O GRÊMIO PODE SER PENTA"

Nenhum comentário: