sexta-feira, 22 de fevereiro de 2008

10 x 0 no primeiro Gre-Nal

Quando os irmão Poppe fundaram o Internacional, em 4 de abril de 1909, na mesma reunião decidiram que, depois de alguns treinos, desafiariam o Grêmio. No dia 21 de junho de 1909, os tricolores Augusto Koch, Alvaro Brochado, Guilherme Kallfelz e Julio Grunewald estavam reunidos na sua sede, quando foram procurados por uma comissão do novo clube da cidade, O Internacional, composta por Tomaz Madeira Poppe, Antenor Lemos, Juvenalino Cesar, Pallet e Graciliano Ortiz.
O internacionalqueria fazer "um amistoso contra a sociedade mais antiga e de maior prestigio para tornar conhecido o novo clube, ao mesmo tempo, desenvolver o foot-ball em nossa cidade", conforme as palavras do capitão Ortiz. O presidente do Grêmio, Augusto Koch, disse que seu clube estava de portas abertas para lutar pela divulgação do esporte que motivou essa fundação. Foi então marcado para o dia 18 de julho de 1909 o primeiro Gre-Nal. Assim nascia um dos mais tradicionais clássicos do futebol brasileiro.Os times entraram em campo precedidos pelos seus respectivos presidentes e pela banda da Brigada Militar. Duas mil pessoas se encontravam na Baixada para assistir ao match de dois tempos de 40 minutos.
O árbitro foi Sr. Waldemar Bromberg. O dominio do experiente time gremista foi absoluto desde o inicio. Aos 10 minutos, Booth marcou o primeiro gol em clássicos Gre-Nais. O primeiro tempo acabou 2x0. Na etapa final, os colorados cansaram, facilitando ainda mais para os gremistas que marcaram mais oito gols. Booth (5), Grünewald (4) e Moreira foram os artilheiros.Grêmio: Kallfez; Deppermann e Becker; Carls, Black e Mostardeiro; Brochado, Moreira, Booth, Schroeder e Grünewald.Inter: Poppe II; Portela e Simone; Vinholas, Pires e Weternich; Poppe I, Horacio, Cesar, Mendonça e Carvalho.

Nenhum comentário: